quarta-feira, agosto 18, 2010

Fechar escolas

"O Governo vai fechar mais de mil escolas do 1º ciclo com menos de 20 alunos. Está em curso aquilo a que o Ministério da Educação chama uma ‘racionalização do mapa escolar’ e, em tempo de recursos escassos, compreende-se este tipo de reestruturação.
O dinheiro, porém, não é tudo quando falamos de Educação. Aliás, o que mal se compreende, na Educação, é que tanto dinheiro nela se tenha gasto nos últimos vinte anos com resultados tão escassos. Compreende-se mal que tenhamos andado duas décadas a gastar dinheiro em equipamento com um curto prazo de validade e num aparelho burocrático gigantesco, desvalorizando o investimento na qualidade da formação e nas carreiras dos professores.
Compreende-se mal que tenhamos esmagado, em menos de duas décadas, o melhor que o ensino público tem, de que é um infinito exemplo de falta de bom senso a chamada lei de autonomia universitária. Espera-se, pois, que o fecho de escolas não seja um acto de mera gestão contabilística que, ainda por cima, penalize mais o Interior. Se é para fechar escolas, que seja em nome de uma reestruturação séria, criteriosa e coerente que cumpra o direito constitucionalmente consagrado de acesso à Educação. Desde logo, que não deixe um único aluno que queira estudar sem essa possibilidade meramente por falta de escola".

Eduardo Dâmaso
CM
.

Sem comentários: