quarta-feira, março 16, 2011

Mário Nogueira em discurso directo

"Correio da Manhã – Isabel Alçada diz que não há condições para suportar dois professores na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Como reage?

Mário Nogueira – Não tenho a certeza se é o País que não suporta dois professores em EVT ou se o País começa a não suportar esta ministra, esta equipa ministerial e esta política. O problema de EVT tem sido a abordagem sempre na perspectiva financeira. Quando justificou, num primeiro momento, as alterações curriculares, disse que o fazia por razões pedagógicas. Quando viu chumbada a revisão curricular, a primeira coisa que falou foi dos 43 milhões de euros.

– Como avalia as medidas que a ministra da Educação pretende aplicar?

– Com uma certeza: não são medidas para melhorar o ensino. São medidas unicamente orientadas para a poupança. Mesmo que daí decorram graves problemas e disfunções nas escolas.

– É um problema exclusivo desta disciplina?

– EVT é um caso exemplar. Para haver alterações, seria necessário reorganizar a própria disciplina. O grande problema das intervenções políticas dos últimos anos é que são intervenções avulsas. Não fazem parte de um todo.

– O problema vai agravar-se com o alargamento da escolaridade obrigatória?

– Vamos passar para um sistema de ensino obrigatório de 12 anos. Era necessária uma reorganização curricular global e coerente, que fosse discutida entre todos os elementos do sistema educativo.

– Vai haver despedimentos?

– O Ministério da Educação descobriu que, independentemente das consequências, já para não falar da segurança nas salas de aula, tinha ali uma forma de poupar dinheiro. Em EVT é bastante claro que o dinheiro poupado é apenas à custa de professores e não de salas ou material".

CM

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quê dois professores em EVT? Já agora, porque não, dois professores em matemática, dois professores em língua portuguesa ...ou três, ou quatro professores por disciplina, ou cinco ou seis, ou sete ou oito, ou nove ou dez.......................ele há coisas desnecessárias, não há!