terça-feira, junho 14, 2011

Já há ministro da Educação

"Falta a confirmação, a ser feita amanhã à tarde, mas António Rendas já é dado como certo para suceder a Isabel Alçada e a Mariano Gago.
António Rendas é reitor da Universidade Nova, a fazer um segundo mandato, e é o presidente do conselho de reitores das universidades portuguesas.
Será o super-ministro da educação, da ciência e do ensino superior.
À primeira vista, é uma boa escolha de Pedro Passos Coelho. António Rendas tem uma grande experiência administrativa e de gestão de instituições cientificas e educativas. É um homem dotado de firmeza, convicções e pragmatismo. Não é homem para ficar parado nem para ver a situação a degradar-se.
Antes de ser eleito Reitor da Universidade Nova, foi diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova, onde é professor de Fisiopatologia. Doutorado em medicina pela Universidade de Londres, foi investigador associado na Escola de Medicina da Harvard University e no Chidren`s Hospital Medical Center de Boston. Fez investigação, durante muitos anos, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Resta saber quem será o secretário de estado do ensino básico e secundário. É muito provável que António Rendas assuma os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação científica.
O que é que os professores podem esperar de António Rendas? Rigor e seriedade. Reforço dos exames à saída de todos os ciclos de ensino. Maior seriedade no ensino profissional. Mais rigor no acesso à profissão docente. Reforço da autoridade dos professores.
António Rendas um nome prestigiado no mundo da Ciência. Vem de fora dos lóbis da Educação e não tem ligações às Ciências da Educação nem à formação de professores".



Sem comentários: