domingo, outubro 28, 2012

O cerco à "tranquilidade" de Relvas

"Façamos uma breve análise aos factos decorrentes das investigações jornalísticas dadas à estampa esta semana e, em especial, à do jornal "Expresso", na sequência da auditoria feita a 120 processos de licenciaturas da Universidade Lusófona conseguidas com base nos créditos atribuídos em função do reconhecimento da carreira profissional dos alunos. Desta avaliação da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) ficamos a saber que o atual ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares foi o único estudante a ser contemplado com 160 créditos. Mas esta é apenas uma das proezas do compagnon de route de Pedro Passos Coelho. Relvas terá ainda recebido equivalências a cadeiras como Teorias Políticas Contemporâneas II e Língua Portuguesa III e IV que não existiam no ano letivo de 2006/07, quando se tornou aluno daquela universidade privada. Na aparente embrulhada que envolve todo este processo sabe-se também que a inscrição do agora ministro foi feita em novembro de 2006 quando a data- -limite seria agosto.
Perante esta trapalhada, o ministro da Educação, e colega de Relvas no Executivo, não teve outra saída que não fosse a de sancionar com uma advertência formal a Lusófona por não cumprir as recomendações da IGEC relativamente aos processos de creditação profissional. Até porque, considera Nuno Crato, "a dignidade de todo o labor universitário e a correspondente confiança que as famílias, os estudantes e o país nele depositam não são consentâneos com a morosidade na mudança de atitude quanto à clareza e rigor dos atos universitários, designadamente no que se refere à certificação de competências profissionais". Ou seja, por muito meritória ou legal que seja - e até desejável em algumas circunstâncias -, a creditação profissional não pode - ou não deve - substituir-se de forma cega à vivência universitária. E muito menos quando os processos pecam pela falta de transparência.
É, por isso, que esperamos agora para ver o resultado prático da decisão de Crato que, diz-se, pode levar à retirada das polémicas licenciaturas. Nada que, aparentemente, incomode Miguel Relvas, que já se manifestou de "consciência tranquila" relativamente a mais esta avalanche de novos dados sobre a sua peculiar condição académica. Fez até saber que quer que tudo seja apurado quanto às licenciaturas da Lusófona. Este será, porventura, um dos poucos pontos nos quais os portugueses convergem com a opinião do ministro-adjunto. Não só queremos, como o exigimos.
Com este cenário a enquadrar o fim, ontem, das jornadas parlamentares conjuntas PSD/CDS, outra colega de Relvas no Conselho de Ministros, Paula Teixeira da Cruz, afirmou perante os deputados da coligação governamental que "a classe política tem que ser exemplar" porque, caso contrário, "perdemos a legitimidade". Não sabemos que recado pretendeu passar a titular da pasta da Justiça, mas as suas palavras foram claras: "se nós [os políticos] não formos referências, dificilmente os portugueses aceitarão sacrifícios". Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos".
 
Alfredo Leite
JN

Sem comentários: