Olhando o horário escolar de um aluno do 2º ou 3º ciclo, aquilo que ressalta à vista, é a excessiva carga horária a que ele é sujeito. Os miúdos passam o dia na escola, e o tempo que lhes sobra não lhes dá para estudar nem sequer para ter outras actividades que vão ao encontro das suas motivações e interesses. Em escolas onde se concentram alunos provenientes dos meios rurais, esta realidade é ainda mais notória face ao tempo que estes perdem em deslocações (muitas vezes longas). Ao chegarem a casa, os miúdos estão cansados, por vezes, até mal alimentados, e sem qualquer vontade para estudar. E ao outro dia o cenário repete-se. Sabendo que muitos destes alunos não usufruem de qualquer tipo de apoio em casa que lhes permita fazer frente às suas dificuldades de aprendizagem, temos assim reunidas as condições para o insucesso escolar. A título de exemplo, um aluno do 7ºano de escolaridade pode ter até 17 disciplinas (se tiver Moral). Alguém me consegue explicar tamanha violência? Esta quantidade exorbitante de disciplinas traduz-se num maior enriquecimento curricular?Não me parece. O que me parece é que temos um ensino de fachada: muito bonito por fora e "vazio" por dentro.
quinta-feira, setembro 08, 2005
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1 comentário:
Com tanta disciplina a carga horária destinada a cada disciplina diminui, o que provoca que existam disciplinas que apenas têm um bloco de 90 minutos por semana. Ora, se a isto juntarmos o facto dos programas curriculares serem excessivos e, muitas vezes, desfazados da realidade, aí temos o velho problema do insucesso escolar...
E de quem é a culpa??? Só dos professores é que não...
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