domingo, julho 09, 2006

Leia Sra. ministra

A propósito do Campeonato do Mundo de Futebol, e da excelente participação da selecção portuguesa, Manuel Ferreira Leite, faz, no "Expresso", uma série de considerações que deviam merecer por parte da nossa ministra da educação uma leitura atenta. Vejamos alguns exemplos:

-"Um aspecto que salta logo à vista é que se a estratégia está bem definida e, além disso, bem compreendida por todos os jogadores, eles agem como um grupo coeso, os passos fazem sentido e os resultados começam logo a ver-se. Há excelentes defesas, há contra-ataques certeiros, há atitudes de grande controlo do jogo e das emoções. Os jogadores estão concentrados e sabem o que fazer. Ao contrário, se cada jogador não está seguro das tácticas a adoptar ou se não estão preparados para o modo de agir dos adversários, desorientam-se e só com sorte não sofrem golos".

-"Um outro factor importante é a disciplina e as consequências da falta dela. Um jogo que decorre sem agressões ou golpes e rasteiras e se acata as decisões do árbitro corre num clima muito mais propício ao sucesso do que outro em que andem com os nervos à flor da pele".

-"Por outro lado, a confiança no treinador, a empatia e a capacidade de liderança nos momentos mais críticos são talvez dos aspectos mais decisivos para o sucesso. Não é o medo que dá força às pessoas, não é a desconfiança ou a ameaça, não é o receio de perder. O que dá força para avançar é a certeza que o chefe deu as orientações certas, é conhecedor do assunto e é parte integrante da equipa, partilhando com eles alegrias e derrotas. É ter empatia com os grupos que orientam".

Sem comentários: