domingo, setembro 17, 2006

A Área Projecto no 12ºAno

Os alunos do 12ºAno foram presenteados neste ano lectivo com uma nova "disciplina". Refiro-me concretamente à Área Projecto, área curricular não disciplinar, já velha conhecida dos alunos do unificado mas agora com outros níveis de exigência, no secundário. Alguém entendeu que o ensino secundário era demasiado académico e que seria necessário arranjar uma "disciplina" com carácter prático que desenvolvesse nos alunos uma visão integradora do saber, promovesse a sua orientação escolar e profissional e facilitasse a sua aproximação ao mundo do trabalho. Os alunos, claro está, não gostam da ideia. Os professores também têm dificuldade em acreditar no sucesso desta inovação. Será que alguém acredita verdadeiramente que a AP vá acrescentar algo de significativo à formação dos alunos do 12º ano? Chamem-me conservador mas esta parece-me mais uma daquelas medidas avulsas do ministério, apostado em modernices, que em nada acrescentam qualidade ao currículo e que acabam sim por constituir mais um suplemento de desmotivação em alunos e professores. Depois da Área Escola só faltava mais esta para nos atormentar o juízo e a paciência!

19 comentários:

Ricardo disse...

Com o devido respeito que tenho pela sua opinião, discordo dela. A pedagogia do projecto, quando bem aplicada (e não é fácil fazê-lo) permite que o aluno desenvolva competências que de outro modo não desenvolveria. Estou a lembrar-me de capacidades como a partilha de informação, conhecer a dinâmica de grupo, etc. etc. Tudo aspectos cruciais para o sucesso do indivíduo num mundo empresarial de grande competição. Por fim, não me revejo na afirmação: "Depois da Área Escola só faltava mais esta para nos atormentar o juízo e a paciência!"

Ricardo Cruz, professor de português e inglês.

A Professorinha disse...

Só ontem soube da existência desta disciplina no 12º ano. Ainda me lembro quando estava no 11º que decidimos, por unanimidade, que, se alguém tivesse a brilhante ideia de nos obrigar a ter a tal Área Escola no 12º ano, nós nos iríamos recusar a tê-la. É uma perda de tempo e não vale de nada. Os miúdos já não gostam de AP no 3º ciclo, imaginem no Sec. Ainda por cima um ano como o 12º.

Concordo com a tua opinião.

Anónimo disse...

Eu ando no 12ºano do ensino secundário em ciências...e tenho este ano Área projecto!Deve dizer que a ideia é muito gira...Mas os professores não sabem como nos hão-de dar a área projecto!Ando desde o inicio do ano a fazer bibliografias...(coisa que aprendemos no 10º ano para a elaboração de relatórios...)

A realidade é que os professores estão a "nadar" na disciplica...e os alunos? Andam a tentar perceber o que ainda vão fazer...PAra alem disso tem aumentado um bocado o "stress", pois faz-nos ficar ainda mais na expectativa sobre a nossa carreira o que tem os seus aspectos positivos, e negativos num ano de exame...

Mas afinal quando é que inserem disciplinas como "Oficinas de Matemática", "Oficinas de Física" e outras que nos ajudam e nos fazem ser melhores, e esquecem as brincadeirazinhas da Area projecto, ou as fazem com um programa e como deve ser?

PS: O tema da minha área projecto vai ser "Objectos de tortura"

...

Anónimo disse...

Apesar de ser geral uma primeira abordagem negativa acerca da disciplina de Área Projecto, acho que se for conduzida pelos professores e alunos de uma forma empenhada pode ser bastante positivo para ambos, mas em especial para os alunos. Sou aluno do 12º ano e estou bastante entusiasmado com a disciplina pois vai visar um tema pelo qual me interesso bastante: Engenharia Civil, e vai ser óptimo para me começar a inteirar sobre os assuntos que esta área envolve.
Acho que com vai ser uma experiência bastante boa a longo prazo.

Eurydice disse...

Vamos sempre ter ao mesmo: não temos formação para muitas das coisas que nos caem no prato... É algo que precisa de ser resolvido!...
Quanto à área de projecto, não me pronuncio, pois não tenho experiência, mas lembro-me de algumas áreas-escola que resultaram bem, inclusivé em turmas de 12º. Claro que é preciso ter bom senso, criatividade e um sentido de organização adequado ao nível de exigência do projecto escolhido.

Anónimo disse...

Em minha opinião, disciplinas como esta são de grande importância para o desenvolvimento de capacidades criativas e de reflexão sobre as vivências dos alunos. Reflectir sobre elas é uma forma de crescimento desde que bem orientados pelos professores. Estes, se assim o quiserem conseguem levá-los a pesquisar e a desenvolver-lhe um espírito crítico sobre a realidade (vivências)e de investigação que no nosso ensino está pouco desenvolvido. Há que começar, já ontem era tarde.
Mãe e encarregada de educação de aluno do 12º ano.

Anónimo disse...

Em minha opinião, disciplinas como esta são de grande importância para o desenvolvimento de capacidades criativas e de reflexão sobre as vivências dos alunos. Reflectir sobre elas é uma forma de crescimento desde que bem orientados pelos professores. Estes, se assim o quiserem conseguem levá-los a pesquisar e a desenvolver-lhe um espírito crítico sobre a realidade (vivências)e de investigação que no nosso ensino está pouco desenvolvido. Há que começar, já ontem era tarde.
Mãe e encarregada de educação de aluno do 12º ano.

Anónimo disse...

Como aluna do 12º ano de humanidades fiquei bastante entusiasmada, assim como os meus colegas, com a perspectiva de ter Área de Projecto, visto que, supostamente, iria preparar-nos para o futuro, um mundo de trabalhos colectivos de dinâmica empreendedora assim como nos proporcionaria contactos instrutivos com instituições tanto a nível cultural, educativo e até legal. Mas esta atitude perante a nova disciplina (sim, porque foi uma disciplina surpresa inteiramente nova no final do secundário) desvaneceu-se assim que tomámos consciência da pouca preparação dada aos professores, cuja orientação não era a esperada, e do tipo de exigência que nos aguardava. Tendo em conta que este é um ano de exames finais de entrada à faculdade, esta disciplina deveria ser um apoio e base construtiva do nosso futuro e não uma distracção ou até impedimento do mesmo, como se tem revelado. Como se pode esperar que uma disciplina, que nem fazia parte do nosso plano curricular, ocupe tamanha soma do nosso tempo? Dou o meu testemunho de como perco copioso tempo em Área de Projecto que é necessário a outras disciplinas fundamentais para a minha instrução, mas o pior é que esse tempo é mal aproveitado, visto que os contactos que tanto esperava traduzem-se em uma ou outra pesquisa e recolha ocasional, enquanto que na maioria das aulas se dá relevo à realização de relatórios, bibliografia e organização do portefólio! (como se não bastasse tratarem-nos como crianças com a medida da “prisão dos furos” no secundário, chegámos ao ponto de nos ensinarem, como se nos tratássemos de crianças, a matéria de português de anos anteriores que já repetimos inúmeras vezes!). Apesar da ideia original ter sido salutar, algo da sua implementação falhou e infelizmente. Penso que num ano tão fulcral como este a disciplina deviria ser reformulada ou erradicada.

Anónimo disse...

somos 5 alunos que frequentam o ensino secundario e achamos a disciplina de área projecto uma perda de tempo. principalmente quando a professora nao sabe o que fazer.

Anónimo disse...

Sou professora de Área de Projecto do 12ºano pela segunda vez. Penso que é uma disciplina muito interessante e pela experiência que tive no ano anterior, pude constatar que se podem desenvolver projectos bastante úteis para o futuro dos alunos. É verdade que esta disciplina não é cativante para os alunos mas com a execução de pequenos projectos ao longo do ano este panorama pode mudar. No meu caso no final do ano os alunos agradeceram a forma como foi orientada a Área de Projecto e revelaram que adquiriram muitos conhecimentos e aprendizgens. Gostava de deixar então esta mensagem positiva sobre a Área de projecto de 12ºano.

Anónimo disse...

Sou aluna do 12ºano e tenho Área de Projecto. Penso que ja não faz sentido esta disciplina no secundário, pelo menos da maneira como ela está a ser leccionada. Nem os professores sabem os objectivos da disciplina nem os alunos percebem o que lhes é pedido. Tenho a sensação de que não estou a aprender nada que não aprendi já nos outros anos da disciplina e, para além do mais, o projecto a ser elaborado exige-me imenso tempo para além da carga horária da disciplina. num ano de exames, tão decisivo para a continuação da vida academica e a tal entrada no mundo de trabalho que o Ministério quer facilitar. Sinceramente, pelo menos da maneira que esta a ser aplicada, é mais uma ideia infeliz do ME.

Anónimo disse...

Sou aluna do 12ºano e tenho Área de Projecto. Penso que ja não faz sentido esta disciplina no secundário, pelo menos da maneira como ela está a ser leccionada. Nem os professores sabem os objectivos da disciplina nem os alunos percebem o que lhes é pedido. Tenho a sensação de que não estou a aprender nada que não aprendi já nos outros anos da disciplina e, para além do mais, o projecto a ser elaborado exige-me imenso tempo para além da carga horária da disciplina. num ano de exames, tão decisivo para a continuação da vida academica e a tal entrada no mundo de trabalho que o Ministério quer facilitar. Sinceramente, pelo menos da maneira que esta a ser aplicada, é mais uma ideia infeliz do ME.

Anónimo disse...

Sou aluna do 12ºano e tenho Área de Projecto. Penso que ja não faz sentido esta disciplina no secundário, pelo menos da maneira como ela está a ser leccionada. Nem os professores sabem os objectivos da disciplina nem os alunos percebem o que lhes é pedido. Tenho a sensação de que não estou a aprender nada que não aprendi já nos outros anos da disciplina e, para além do mais, o projecto a ser elaborado exige-me imenso tempo para além da carga horária da disciplina. num ano de exames, tão decisivo para a continuação da vida academica e a tal entrada no mundo de trabalho que o Ministério quer facilitar. Sinceramente, pelo menos da maneira que esta a ser aplicada, é mais uma ideia infeliz do ME.

Anónimo disse...

Sou aluna do 12ºano e acho a área projecto uma autentica perda de tempo.
Passei o 1º Período inteiro a fazer uma planificação do projecto, para no fim fazer um relatório com todo o trabalho elaborado ao longo do ano.Mas qual trabalho?!Relatar que passamos as aulas na conversa sem fazer absolutamente nada de interessante e a fazer pesquisas na net sobre como elaborar uma entrevista, um cartaz ou um portefolio...
Chamamos aquilo um prolongamento da hora de almoço...
Temos tanto com que nos preocupar neste ano decisivo e andamos a fazer trabalhinhos. Eu percebo com que objectivo foi criada esta disciplina, mas para que ela resulte é necessário dar formação aos professores. A minha professora passa as aulas a ler livros sobre a área projecto pois não percebe nada do assunto, aquilo é um gozo autentico.

Anónimo disse...

Como em todas as áreas há quem goste e há quem não goste; há quem se empenhe e há quem espere que os outros façam tudo; há quem ache que sabe tudo e há quem ache que os outros devem saber tudo.
Tenho visto trabalhos espectaculares nas Áreas de Projecto do 5.º ao 12.º ano, mas isso implica muito trabalho, não só dos professores...

Anónimo disse...

Sou aluna do 12ºano e nao concordo com a disciplina de Área de Projecto, pois esta ocupa-nos bastante tempo. Nem consigo estudar diariamente para os exames nacionais que se aproximam porque neste ultimo periodo Área de Projecto tornou-se ainda mais exigente, pq temos para alem dos relatório, exposições e conferencias para organizar. Pelo menos que esta disciplina fosse menos exigente. Pensei que este ano seria tudo mais calmo e teria tempo para fazer tudo.De inicio até dava mas quando começamos com o projecto para além do tempo a andava bastante nervosa. Sinto-me muito cansada... Até porque depois deitamo-nos tarde.

P.S. Eu refiro isto tudo mais num ponto de vista pessoal pois nem toda os alunos trabalham o mesmo... Mas mesmo assim.

Isilda disse...

É verdade.Eu tenho área projecto e o nosso trabalho rende muito pouco apesar de sermos só cinco alunas (que dá um grupo),calhou-nos precisamente como tema que vamos apresentar á comunidade escolar,os grupos,mais precisamente os estilos na adolescência e a sua origem.
Passamos o período inteiro com conversas particulares e com sucessivos boicotes á nossa d.t. e agora estamos a sofrer com a avaliação e mais concretamente com os elementos do grupo com que estamos a desenvolver partes do trabalho.
Devo dizer que a nossa stôra também ajudou pouco quando nós tínhamos dúvidas e quando tivemos dificuldades na fundamentação teórica e objectivos:deixou tudo por nossa conta!Portanto este ano,a stôra não vale nada nem faz nada por nós...o nosso trabalho acerca dos estilos e dos grupos anda muito estranho:ora arranca,ora pára,há pouco material para por em cima,uma vez umas trazem folhas,da outra vez são outras e estas esquecem-se...eu nunca tive essa disciplina,também ninguém dá o modelo das fichas e dos relatórios que temos de inserir no portfólio.

Anónimo disse...

"Anónimo disse...

somos 5 alunos que frequentam o ensino secundario e achamos a disciplina de área projecto uma perda de tempo. principalmente quando a professora nao sabe o que fazer."

não é a stora que tem que saber o que fazer, es tu! a area de projecto ajuda a exercitar a criatividade.
a minha turma diverte-se muito nesta disciplina!
E se nao gostas agora desta disciplina, nem queres gostar, acredita que nao tas minimamente preparado para o futuro.

Anónimo disse...

Porque não utilizar a disciplina de AP para ensinar aos alunos problemas dos adolescentes, como por exemplo aulas de sexualidade nessa hora. Uma vez que hoje em dia o estado quer que os alunos tenham essas aulas. E assim ficavam muito melhor informados do que andara fazer trabalhos em sentido.