segunda-feira, dezembro 18, 2006

Portugal no seu melhor

"Mais de 14 mil candidatos maiores de 23 anos, a maioria sem o 12º ano completo, foram aprovados para ingressar no ensino superior. Ao todo, concorreram perto de 20 mil através deste regime.
Estes números contrastam com o ano lectivo passado, no qual entraram apenas 901 alunos através dos antigos exames ad-hoc. O que distingue o antigo regime do actual é que as provas de acesso estão agora inteiramente a cargo de cada instituição.
Tal como o Sol noticiou na edição de 7 de Outubro, o processo de admissão destes alunos ficou fora de controlo, com várias instituições a informar os candidatos que as entradas eram "garantidas". Só em o Politécnico de Bragança admitiu cerca de 600 alunos através deste regime.
O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, disse na Assembleia da República que está atento: "Vamos avaliar a taxa de sucesso escolar destes alunos e compará-la com o resto do universo estudantil".

Jornal Sol

Nota: Depois admiram-se que as taxas de abandono escolar no ensino básico sejam elevadas. Pudera, com um regime destes quem é que não se sente atraído a deixar os estudos?

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto está bonito. A velha teoria da redução da exigência continua a tomar conta deste país!!!

henrique santos disse...

Isto é um escândalo enorme e não consigo perceber como não rebenta como tal na comunicação social e não se denunciam os responsáveis. O comentário do ministro é confrangedor, mas parece que branqueia toda esta situação com a complacência de quase todos os que a deviam denunciar veementemente.