quarta-feira, maio 23, 2007

Mais um "tiro" no Programa Novas Oportunidades

"Impressionam os números da adesão ao programa governamental Novas Oportunidades: mais de 250 mil querem certificar-se com o ensino básico e cerca de 75 mil com o secundário. E mais impressiona se recordarmos que, há escassos meses, o tema foi destaque repetido na imprensa, após inquérito de âmbito europeu, por sermos os que menor disponibilidade manifestávamos para regressar à escola e menos valorizávamos a necessidade de formação ao longo da vida. Neste quadro, faz sentido perguntar: que terá acontecido, para tão grande mudança de atitude, em tão escasso tempo?
Da multiplicidade de factores que integram uma possível resposta, destaca-se o oportunismo e a leviandade com que se procura popularizar e facilitar o que suporia trabalho acrescido e sacrifício pesado. O decoro profissional aconselha a não descrever como, em muitos centros, meia dúzia de meses, a tempo parcial, chegam para certificar o conhecimento que exige, no quadro tradicional, cinco anos de escolaridade, a tempo integral".

Santana Castilho
Público

2 comentários:

Ctrl disse...

Enfim, estudar para quê?!
Primeiro foram as licenciaturas em 6 meses para os bacharéis, depois os doutoramentos de licenciados em 2 anos, em espanha (até referia no meio da barafunda a licenciatura do nosso 1º, mas arriscava-me a um processo disciplinar).
Agora baixa-se para o secundário...
Deve ser a prometida qualidade de ensino a arrebentar as escalas das estatíticas...

Anónimo disse...

Vergonha ... bolas!