quarta-feira, dezembro 08, 2010

Os portugueses dirão que estes resultados são fruto da pressão que o ME exerceu sobre os professores

"Os alunos portugueses conseguiram melhores resultados do que em anos anteriores nos testes feitos no âmbito do PISA (Programme for International Student Assessment), que avalia o desempenho escolar dos jovens de 15 anos dos países da OCDE e de outros países ou parceiros económicos. As áreas avaliadas são a literacia em leitura, na matemática e na ciência.
Portugal está, assim, pela primeira vez "perto da média" dos países que participam no PISA.
O relatório PISA 2009, que testa os conhecimentos dos alunos de 15 anos nas áreas de leitura, matemática e ciências, coloca Portugal na mesma categoria que os Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Irlanda, França, Dinamarca, Reino Unido, Hungria e Taipei, uma das "economias de parceria" da avaliação.
A ministra da Educação considerou "muitíssimo expressiva" a melhoria dos resultados dos alunos portugueses no estudo da OCDE, atribuindo-a aos professores, às famílias, à políticas educativas e à avaliação.
"Em primeiro lugar, os resultados devem-se ao trabalho dos professores e à sua qualidade, investimento e empenho", disse Isabel Alçada em declarações à agência Lusa.
As conclusões do PISA 2009, um extenso documento em cinco volumes com a exposição e interpretação dos resultados dos testes feitos a alunos de 65 países, foram hoje apresentadas na sede da OCDE pelo secretário geral da organização, José Ángel Gurría.
Os alunos portugueses obtiveram uma classificação de 489 pontos, quase ao nível da média geral, que foi de 493 no parâmetro principal de avaliação, centrado na leitura. Nos conhecimentos de matemática, os portugueses conseguiram 487 pontos e na avaliação dos conhecimentos em ciência 493.
Coreia e Finlândia são os países com melhor resultado (539 e 536 pontos, respectivamente) mas Xangai (China) ultrapassa ambos, com 556 pontos.
Dentro do grupo dos países ou regiões com melhores resultados estão Hong-Kong, Singapura, Canadá, Nova Zelândia, Japão e Austrália. Holanda, Bélgica, Noruega, Estónia, Suíça, Polónia, Islândia e Liechtenstein têm também pontuações acima da média".

CM

Sem comentários: