quarta-feira, agosto 03, 2011

Vida de professores contratados cada vez mais complicada

"O ministro da Educação e Ciência revelou nesta terça-feira, no Parlamento, que o problema do número de professores sem contrato “pode ser agravado” neste ano lectivo.

Antes desta declaração à saída da primeira audição na comissão parlamentar de Educação, Nuno Crato já tinha avisado no decorrer da audição que “haverá bastantes professores não contratados e com horário zero”, devido às “restrições orçamentais”, recusando-se, porém, a avançar com qualquer número.

“Dentro de um mês, quando houver números rigorosos das escolas, saberemos em concreto quantos professores não serão contratados e quanto ficarão com horário zero”, disse.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) já estimou em 20 mil o número de professores que podem ficar sem emprego com o arranque do próximo ano escolar.

Em resposta às perguntas dos deputados, o ministro assumiu aquilo que tem vindo a ser denunciado pelos sindicatos e é tema constante entre professores nas caixas de comentários dos blogues sobre Educação – o previsível aumento do número de professores contratados que não terão colocação e daqueles que, apesar de pertencerem aos quadros, ficarão com horários zero, ou seja, sem dar aulas, tendo de mudar de escola. “É uma situação humanamente preocupante, mas inevitável”, considerou".

Público

1 comentário:

joao disse...

Claro que os grupos menos afectados serão os que possam leccionar portugues e matematica e do 2 ciclo. Não digo que nao sejam afectados mas serão bem menos penalizadosque os das expressões que tradicionalmente ficam com as APs.
De resto acho insultuoso o número que a FENPROF lançou só mesmo para tentar sindicalizar mais uns contratados verdinhos.
Vale o que vale mas na minha escola não há DACLs, apenas contratados das áreas das expressões que não vão continuar.