segunda-feira, setembro 12, 2011

Avaliação: novo modelo ainda não vigora para todos

"Novo modelo de avaliação entra em vigor este ano lectivo, mas de forma simplificada, só para os docentes contratados e com horário zero.
O novo modelo ficou assinado na sexta-feira passada, mas ainda não é este ano que todos os professores vão ser avaliados. O ano lectivo de 2011/2012 será destinado à criação dos instrumentos necessários à sua implementação nas escolas. Será ainda preciso formar os avaliadores internos e externos. Por isso, não haverá aulas observadas.
Assim, este ano apena os professores contratados e com horário zero, pois terão de ir a concurso em 2012. Mas esta avaliação será simplificada. Para os restantes professores que este ano ficam fora da avaliação, o congelamento das carreiras vai originar que os seus efeitos só se façam realmente sentir aquando da progressão.
Os ciclos de avaliação passam a coincidir com as mudanças de escalão. As vagas de acesso ao 5º e 7º escalão serão revistas. Os professores contratados serão avaliados anualmente de forma simplificada. E se o contrato for inferior a 180 dias não serão avaliados. No entanto, este tempo de serviço será contabilizado para concurso e graduação de carreira. Quem estiver posicionado no 9º e 10º escalão terá uma avaliação também mais simples. Mas de um modo geral, todo o processo está menos burocrático. Exemplo disso: o relatório de auto-avaliação pedido aos professores terá um limite de três páginas, sem anexos. Estas saõ as linhas gerais do novo modelo de avaliação". 

Educare

2 comentários:

a esfera dos livros disse...

Boa tarde,
queria deixar aqui o convite para assistirem ao lançamento do livro "A Minha Sala de Aula é uma trincheira.10 Mitos sobre os professores" de Bárbara Wong.

Amanhã, quarta-feira, dia 14 de Setembro, às 18h30, na Livraria Buchholz.


a obra será apresentada por David Justino e Paulo Guinote.

Apareçam!
Esfera dos Livros

Vigora Pills disse...

Mitos sobre os professores" de Bárbara Wong.