quarta-feira, setembro 19, 2012

Professores vão ser escolhidos por entrevista

"Critério terá peso de 50% para atribuir horários em falta. O resto resulta da graduação profissional
Os professores candidatos aos 690 horários disponíveis vão ser alvo de uma entrevista que terá um peso de 50% na selecção. De acordo com o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, - que esteve ontem no Parlamento - os professores que vão ser contratados pelas escolas "vão ser seleccionados através de um processo em que há um peso de 50% da graduação profissional e de 50% de uma entrevista ou ponderação curricular".
Em resposta ao deputado do PS, Acácio Pinto, que fez críticas aos erros do processo da colocação de professores, Casanova de Almeida disse que este é "um processo de recrutamento mais transparente e equilibrado". A medida resulta do novo decreto-lei sobre o concurso de professores, já em vigor, que foi negociado com os sindicatos. Assim, numa primeira fase de selecção, as escolas vão fazer um levantamento dos professores candidatos aos horários tendo em conta o tempo de serviço (graduação profissional). "Desse levantamento cabe às escolas entrar em contacto com os cinco docentes com mais tempo de serviço e vão ser estes que irão ser entrevistados", explicou ao Diário Económico o secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva, que diz ver com bons olhos esta nova medida da tutela de Nuno Crato.
Apesar de este ser um processo "mais transparente que vem travar o amiguismo", Dias da Silva alerta que "nem todas as escolas estão a cumprir com a lei". Segundo a FNE, há escolas "que estão a chamar centenas de professores e em muitos casos professores com pouco tempo de serviço."
 
Diário Económico

2 comentários:

Anónimo disse...

nada disto é verdade...talvez comece agora porque já colocaram os amigos.
vejam as listas de ordenação,vejam quem ficou nas ofertas...
deviam ter vergonha,quem não tem cunhas,tanto faz...vê passá-los.
os profs não deveriam precisar de reclamar,uma vez que o mec tem serviços para fazer cumprir a lei.
agora ,podem fazer como quiserem já lá estão todos os amigos e conhecidos..desculpem-se com continuidade,interesse,avaliação..
como eu...muita gente vê as
ultrapassagens na lista,não se façam cegos.

MARIA disse...

BEM ELES QUEREM SABER DO TEMPO SERVIÇO;
ATÉ AGORA METEM É QUEM QUEREM E O MEC NADA TEM FEITO.