domingo, novembro 04, 2012

Mudanças no ensino

"Os cursos profissionais são uma boa solução. A via da profissionalização no ensino secundário com ligações às empresas também. O fim de licenciaturas, mestrados e doutoramentos por falta de qualidade aplaude-se igualmente. Há, globalmente, bons objetivos nas reformas que se estão a tentar implementar na educação nacional. Mas é preciso cuidar e adequar os modelos à realidade portuguesa.
Na aplicação do modelo alemão de ensino vocacional, estamos perante uma boa via que permite injetar no mercado profissionais com qualificações intermédias, trabalhando desde o início com empresas que deles necessitam e lhes garantam empregos. Mas não pode ser um caminho sem retorno logo após o ensino primário: aos dez anos (em média) é demasiado cedo para perceber as qualidades e qualificações dos alunos; e é injusto obrigar esses mesmos alunos e os pais a fazerem tal opção sem permitir que exista retorno; e é impensável que a solução seja "empurrar" para esta solução os estudantes com qualificações e notas mais baixas.
No ensino superior é grave que a Agência externa de Avaliação e Acreditação tenha detetado falta de qualidade num quarto dos cursos que já avaliou. E que existia a ideia de que esta média de "chumbos", que foi aplicada a 107 dos 420 cursos analisados, se mantenha no que falta avaliar das 3500 ofertas que existem no País. O boom das universidades privadas e o valor das propinas levaram a que o ensino superior se tivesse tornado um bom negócio. Mas nem sempre num bom serviço. Que a peneira permita aposta na qualidade em vez da quantidade é muito importante. Mas é preciso que as avaliações contenham critérios regionais e financeiros e não se rejam apenas por questões técnicas".
DN

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