quinta-feira, julho 11, 2013

Resultados dos exames nacionais do secundário

"Maiores taxas de reprovação aconteceram também com as disciplinas Física e Química (24%) e Matemática A (20%)
Física e Química é a prova com as piores médias da primeira fase dos exames nacionais: com 7,8 valores, numa escala de 0 a 20, a disciplina continua a ser a mais difícil para os alunos do ensino secundário. Dos 52 591 estudantes que fizeram a prova em Junho, 35 914 não conseguiram obter uma nota positiva (68,3%). Matemática B surge logo atrás, com 7,9 valores e 62,5% dos 46 mil alunos reprovados no exame. As ciências exactas são decididamente o ponto fraco dos alunos portugueses. A comprová-lo está também a média de Matemática A (8,2 valores), o pior resultado desde o ano lectivo de 2005-2006.
Os dados ontem divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência não estão completos e falta ainda conhecer as médias de Português, que só serão hoje divulgadas. Estas médias têm em conta as classificações dos alunos internos - que frequentam as aulas e vão a exame com uma classificação interna igual ou superior a dez - e as dos externos, que anularam a matrícula e se autopropuseram a exame.
As disciplinas fundamentais para quem pretende prosseguir estudos superiores nas áreas científicas, como as Engenharias ou Medicina, foram também as que registaram nos exames as maiores taxas de reprovação: 24% em Física e Química A, 20% em Matemática A e 16% em Biologia e Geologia.
A descida mais abrupta contudo aconteceu na disciplina de Espanhol, que derrapou três valores entre este e o anterior ano lectivo - de 12,7 para 9,5 valores. História B, com média de 10,7, também teve uma das descidas mais acentuadas. Biologia e Geologia, de 9,3 valores em 2011-2012 caiu agora para 8,1 valores.
Subidas e descidas Apesar de ter havido mais médias a descer (11 disciplinas) que a subir (sete disciplinas), o Ministério da Educação ressalva que as variações face a 2012 são reduzidas: "Iguais ou inferiores a 1 valor em 15 disciplinas." No entanto, em dez das 18 disciplinas sujeitas a exame nacional as médias foram negativas e, em sete dessas dez, os resultados foram piores do que em 2012.
No total, dez médias conseguiram alcançar notas positivas, enquanto oito cadeiras ficaram com resultados abaixo dos 9,5 valores. Na prova de Filosofia, a média não ultrapassou os 9,1 valores e dos 8427 alunos que fizeram o exame só metade (4008 estudantes) conseguiu nota positiva. Geografia A, que de 10,3 valores obtidos no ano passado desceu agora para 9,4 valores, teve mais de 9 mil alunos com médias negativas (48%).
Melhores desempenhos Desenho A foi neste ano lectivo a disciplina com a média mais alta (12,1 valores), mas também nas línguas estrangeiras os resultados foram positivos. Inglês e Francês, com classificações médias de 11,9 e 11,3 valores, estão entre os dez exames com os desempenhos mais elevados.
Os resultados melhoram se apenas forem tidos em conta os exames feitos por alunos internos e se excluírem os externos. "Como tem acontecido nos anos anteriores, com excepção das disciplinas de Alemão e de Inglês, os alunos internos obtêm classificações mais elevadas que as alcançadas pelos alunos autopropostos", sublinha a tutela, no comunicado.
Nesta primeira fase dos exames finais nacionais, obrigatória para todos os alunos, foram registadas 275 293 inscrições, tendo sido realizadas 251 323 provas, o que corresponde a cerca de 91,3% das inscrições. No processo de classificação de exames do ensino secundário estiveram envolvidos 6315 professores".

Jornal i

Sem comentários: