sexta-feira, setembro 27, 2013

MEC diz que Inglês chega a 90% das turmas do 1º ciclo

"Na passada segunda-feira, Nuno Crato desvalorizou o impacto que a sua decisão de retirar o Inglês da lista de atividades obrigatórias a serem oferecidas pelas escolas do 1.º ciclo teve. Garantiu então que os dados de que dispunha indicavam que tudo continuava a funcionar como no ano passado. Ontem, ao fim do dia, foram divulgados os primeiros números provisórios: "cerca de 90% das turmas" continuam a ter Inglês.
O Ministério acrescenta que "97% dos agrupamentos que têm escolas de 1.º ciclo oferecem inglês nas AEC". Mas não revela, para já, quantas turmas dos diferentes anos de escolaridade deixaram de ter.
Em 2012/2013, segundo os números do Ministério, a oferta chegava a 99,4% dos alunos, em qualquer um dos quatros anos do 1.º ciclo. Atualmente, é oferecido em 90% das turmas, o que permite concluir que em várias escolas houve uma redução ou até eliminação da oferta. 
Foi o que aconteceu no Agrupamento de Escolas do Restelo. Apercebendo-se do desaparecimento desta Atividade de Enriquecimento Curricular os pais reclamaram e a direção decidiu substituir Educação para a Cidadania por inglês para todos os anos, conta o diretor.
No Agrupamento de Paço de Arcos, onde o Inglês foi reduzido para o 3.º e 4.º anos, foi a mãe de uma das crianças da EB Dionísio Santos Matias que sugeriu à empresa que assegura o ATL (após as 17h30) que incluísse o Inglês nas suas atividades.
"Havia crianças que tinham tido no 1.º ano e que agora iam ficar um ano sem ter. Aceitámos a sugestão", conta Joana Cidade, da empresa Vitamina. Quem já paga para ter os filhos no ATL não tem custos acrescidos. Quem não está inscrito tem de pagar 15 euros por mês".

Expresso Online

Sem comentários: