A verdade é dura e cruel: sejam quais forem as medidas que se tomem no combate ao insucesso na Matemática, o que é certo é que os resultados continuam um desastre. E a confirmar esta afirmação estão aí as classificações no exame do 9ºAno: 64% de níveis negativos é um número assustador que envergonha o País.
E se na Matemática é o que se vê, na Língua Portuguesa os resultados alcançados não são motivo para nos deixar orgulhosos. Longe disso! Se é verdade que 54% dos alunos conseguiram uma avaliação positiva, também não é menos verdade que esta percentagem decaiu 23% relativamente ao ano passado. E convenhamos que pouco mais de metade com classificação positiva é um número que está longe de satisfazer.
Mais uma vez voltamos a estar perante resultados que embora confrangedores não surpreendem ninguém. Muito menos os professores. Estes há muito que sabem onde reside o problema. Infelizmente o Ministério da Educação continua a assobiar para o lado com medidas inconsequentes e demagógicas. E assim, no próximo ano, os resultados repetir-se-ão. Vai uma aposta?!
E se na Matemática é o que se vê, na Língua Portuguesa os resultados alcançados não são motivo para nos deixar orgulhosos. Longe disso! Se é verdade que 54% dos alunos conseguiram uma avaliação positiva, também não é menos verdade que esta percentagem decaiu 23% relativamente ao ano passado. E convenhamos que pouco mais de metade com classificação positiva é um número que está longe de satisfazer.
Mais uma vez voltamos a estar perante resultados que embora confrangedores não surpreendem ninguém. Muito menos os professores. Estes há muito que sabem onde reside o problema. Infelizmente o Ministério da Educação continua a assobiar para o lado com medidas inconsequentes e demagógicas. E assim, no próximo ano, os resultados repetir-se-ão. Vai uma aposta?!
2 comentários:
Uma das coisas que estes resultados demonstram é a facilidade com que o nível de resultados pode mudar de um ano para o outro na ordem das dezenas de pontos percentuais.
É interessante verificar como na Matemática a "coisa" subiu e no Português desceu bastante. Interessantes estas dinâmicas inversas.
Quanto a exames ou a avaliações já vários disseram que, muitas vezes, elas medem mais os próprios instrumentos de medida ou os avaliadores do que aqueles que se pretendem medir: os avaliados.
Mesmo não sendo professor de Matemática, faz-me muita impressão ver as contas "estatísticas" que se fazem, fazendo médias quantitativas de níveis qualitativos. A mistificação dos números para pacóvio embasbacar é e continuará a ser um grande instrumento da demagogia.
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »
Enviar um comentário