sexta-feira, abril 13, 2007

O novo estatuto do aluno

De acordo com o novo estatuto do estudante do ensino não superior, ontem aprovado em Conselho de Ministro, ficámos a saber que acabam as reprovações automáticas para os alunos que excedam o número estipulado de faltas injustificadas. Melhor do que isso, permite-se, a partir de agora, que estes alunos sejam aprovados num exame a realizar no final do ano escolar. Esta preocupação de não descriminar ninguém merece o meu apreço. É sem dúvida espectacular um gajo poder baldar-se bué e, ainda por cima, ter a possibilidade de não reprovar. Imagino qual terá sido a fonte inspiradora de tal medida. Evidentemente, o percurso escolar do nosso primeiro-ministro. Se José Sócrates conseguiu tirar um curso sem meter o rabinho nas aulas porque é que não se dá a possibilidade a todos os alunos de fazerem o mesmo? Há que reconhecer que poucos se lembrariam de um tal expediente para combater o abandono escolar. A ministra da educação consegue, mais uma vez, tirar um coelho da cartola. Bem hajas, Maria de Lurdes!

9 comentários:

Olga disse...

Veja o lado positivo.Desta forma, os alunos que normalmente prejudicam as aulas, são aqueles que provavelmente faltarão!
Cumprimentos.

Anónimo disse...

visto por este prisma, viva o novo estatudo.
mal vai o nosso ensino quando caminha pela estrada do faz de conta.
cumprimentos

Anónimo disse...

Viva as baldas crlh!!!

Anónimo disse...

E verdade...viva a vida dos baldas...o mais injusto neste novo estatuto (ridiculo, diga-se de passagem) é o facto de esse limite de faltas incluir as faltas justificas e injustificadas. Ou seja um aluno que falte por motivos de saude e justifique a sua falta, se fizer isso 6 vezes (no caso de uma disciplina em que o limite seja de 6 faltas) vê-se obrigado a fazer um exame para passar o ano.Ou seja, está na mesma condição que um aluno que falta por sua livre e espontanea vontade! Acho isto ridiculo! Realmente se continuarmos assim vamos longe...
Infelizmente é este o pais que temos...

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha! Não se admite um aluno que esteja doente e faltar com justificação médica e se passar do limete das faltas, ve-se obrigado a fazer um exame! Mas o que e isto ???
Estes alunos que faltam por doença nao tem culpa nenhuma que isto aconteça... Este estatuto, pra mim é uma ideia que nao tem pes nem cabeça !

Anónimo disse...

ps é mas exa porcaria a a lixar os alunos em vz de estudarem pra um exame têm de estudar pra alguns 7 ou 8 ..
e o pior dantes podiamos faltar o triplo do numero de aulas por semana , e as justificadas eram pra ficar pra tras ...
agora é so o dobro e as faltas justificadas lixam-nos na mxma

Anónimo disse...

eu axo isto uma palhacada!!!

e mesmo estupido!!!

fogo eu nao sei se vou comprir!!!

eu sou aluno da escola EB 2/3 Augusto gil e tou farto de ouvir falar nisso!!

alguem me pode explicar melhor isso??

sera k tem vantagenx para os alun0x??

Nao sei nao!!! max axo k nao!!!

Bem deixei aki a minha opiniao!!!

Bruninho*

Anónimo disse...

Sra Ministra ponha a mão na consciência!!!!então um aluno que seja sujeito a uma operação, e que tenha que estar em casa 1 mês, depois de tudo o que passou por causa da operação.Quando voltar a escola aainda tem que fazer exames a todas as disciplinas.
Pense bem!!!!!!

Anónimo disse...

andam a distrair as pessoas com novelas.
ninguém fala da verdadeira falta de condições da maioria das escolas portuguesas, da verdadeira miséria. será que nos habituámos a tão pouco? somos obrigados a viver com tão pouco, calar e agradecer?
ah!então era isto de que falavam quando era pequena...o fascimo. estou a senti-lo na pele. e eu a pensar que neste século estaria livre dele.