terça-feira, julho 07, 2009

Resultados dos exames do 12º ano: a excepção do ano passado não se verificou este ano

Contrariando a tendência do ano passado, a média das classificações dos exames do 12º ano, na disciplina de Matemática, sofreram uma descida acentuada. De 12, 5 passou para 10 valores, duplicando ainda o número de reprovações.
A explicação para a subida da média no ano passado tinha-se devido, segundo explicações do Ministério da Educação na altura, às medidas implementadas, nomeadamente o Plano Nacional da Matemática. Este ano a tutela explica a descida dos resultados graças ao "menor investimento, menor trabalho e menor estudo" do lado dos alunos, fruto da ideia de que os exames seriam fáceis. Graças a isso os alunos aplicaram-se menos e por isso as classificações ressentiram-se.
A verdade é que bastou que os exames aumentassem ligeiramente o grau de dificuldade para que os resultados fossem piores. Fica assim provado o porquê de as médias no ano passado terem atingindo valores nunca antes alcançados. Pelos vistos, só a ministra da Educação não quer ver aquilo que salta à vista de todos.
Quanto aos exames nas outras disciplinas os resultados foram os habituais com particular destaque nas médias negativas a Biologia e Geologia e a Física e Química.

Sem comentários: