sábado, março 06, 2010

Adolescentes e pitbulls

"Uma pergunta: se os donos de animais perigosos são responsabilizados pela irracionalidade dos bichos, por que motivo não se responsabilizam os pais pelo comportamento selvático das suas crias na escola? Sim, eu sei: um pitbull não é um adolescente.

Mas a comparação, longe de ser ofensiva para os adolescentes, é sobretudo ofensiva para os pitbulls: com trela e respectivo açaime, o pitbull sempre serve de alarme e companhia. Um adolescente selvagem, que tem por hábito agredir e destruir o que apanha pela frente, não serve para grande coisa, excepto para levar um rapaz de 12 anos, cansado de apanhar, a suicidar-se no Tua.

Por isso aplaudo a iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais que pretende responsabilizar os encarregados de educação pelo comportamento criminal dos filhos. O aluno vandaliza o património? E até usa armas contra professores ou colegas? A família que pague e, no limite, que deixe de receber os subsídios sociais da praxe. Quem não controla rebentos que rebentam, também não tem grande direito a rebentar com o erário público".

João Pereira Coutinho
CM

Sem comentários: