domingo, março 21, 2010

Sacralizar a escola

"Os partidos estão a sentir-se pressionados a avançar com legislação que permita combater o fenómeno da violência na escola, seja entre alunos, seja dos alunos contra os professores. Para já, pertence ao CDS/PP a proposta mais concreta e que passa por responsabilizar os pais pelos actos dos filhos com sanções que podem passar pela redução do valor do abono ou do rendimento social de inserção. A esquerda fez já saber que é contra.

Trata-se de um problema que exige solução mas que não se mostra fácil de resolver. Mais que divergências ideológicas, os partidos tenderão, tal como a sociedade, a dividir-se em defesa de fórmulas mais ou menos testadas noutros países, mas de eficácia ainda por provar. Punir as famílias? Talvez sim, mas que fazer com aqueles pais que se mostram indiferentes ao comportamento de um dado filho e assim vêem ser prejudicada a sua capacidade financeira para alimentar e vestir esse e outros? O passo seguinte seria retirar-lhes as crianças? Obviamente que não. Contudo, a medida faz sentido quando se pensa em famílias estruturadas, preocupadas tanto com a educação dos filhos como com o seu sustento, mas mesmo nessas serem uns filhos a pagarem indirectamente por outros surge com questionável.
Responsabilizar os próprios menores levanta também problemas. Numa sociedade que acredita na reabilitação mesmo do pior dos criminosos, como deixar de dar uma segunda(e terceira) oportunidade a crianças mesmo que tenham agido violentamente? E afastá-las da escola é recusar que a sua socialização se conclua com êxito, o que só agravaria o problema.
Perante tanta falta de soluções no campo das sanções que tal ir à origem do problema? A escola deve ser revalorizada e os professores igualmente e isso passa por mesmo a criança mais pequena perceber que é através da educação que se constrói um futuro, tanto pessoal como social. Ou seja, é necessário sacralizar a escola, fazer dela um templo para o futuro, para depois se poder responsabilizá-la pelo que dentro dos seus muros se passa, mesmo que as famílias continuem a ser a célula básica da nossa organização enquanto sociedade.
Seja como for, debatamos tudo antes de avançar para legislação apressada por o problema estar na ordem do dia".

Editorial
DN

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Você acha que a novela das 8 da Globo é arte? Que um dia uma novela poderá ser um clássico? Antes de responder leia o meu artigo no blog: www.valdecyalves.blogspot.com