sexta-feira, setembro 17, 2010

Isabel no País das Maravilhas

"A ministra da Educação sacudiu a comunidade educativa com um suplemento de alma em forma de alocução vídeo que promete mudar o curso dos processos de aprendizagem em Portugal. Assim uma espécie de "se é pai, aluno ou professor, não esteja ansioso, deprimido ou irritado agora que a escola vai começar, porque há um sem-número de coisas giras para saber e fazer durante este ano lectivo". Querem saber quais? Isabel Alçada consegue sintetizar algumas em apenas 4,53 minutos de homilia.

Você que é pai, professor ou aluno sabia, por exemplo, que estudar é um "desporto do cérebro"? Mas é, porque a garbosa ministra da Educação já falou "com muitos meninos sobre isto". Falou porque ela gosta muito de ir às escolas falar com os meninos. É ela que o diz.

A vós, os da comunidade educativa, alguma vez vos passou pela lembrança que "o dia tem 24 horas e essas horas podem ser usadas de várias maneiras"? Ah, pois é, por esta é que vocês não esperavam.

E os pais, mesmo os mais informados, que lêem um jornal desportivo por dia, vêem o "Opinião Pública", da Sic-Notícias, e até têm Facebook no escritório, sabiam que os meninos têm de "dormir bem" e tomar o pequeno--almoço para melhorar o rendimento escolar? Vá, toca de proibir a ganapada de ver o "5 para a meia-noite" e de os obrigar a tragar o pãozinho e a frutinha matinais ou, em alternativa, os cereais com leite meio-gordo.

Mas se dúvidas houvesse quanto à bondade e eficácia comunicacional desta intervenção paternalista e completamente deslocada da realidade, depressa se dissiparam com a tirada final de Isabel Alçada: "Quem estuda e quem obtém boas notas e bons resultados está a beneficiar-se e ele próprio" e a contribuir, em larga medida, para a felicidade não só dos pais, mas também dos professores. Em última análise, de acordo com o prognóstico pouco reservado de Isabel Alçada, para a felicidade de todos os portugueses.

Não tomo Isabel Alçada como uma mulher pouco inteligente ou desinformada sobre o panorama escolar. Mas o que ela conseguiu com esta mensagem surrealista foi apenas ridicularizar a figura institucional de ministra da Educação e tornar uma coisa séria, como o ano escolar e os vários problemas a ele associados, num caricatural vídeo do Youtube a que os alunos portugueses provavelmente vão assistir no intervalo de um videoclip da Lady Gaga e de um golo esquisito da liga de futebol turca.

No afã de ser pedagógica e ter graça, Isabel Alçada apenas conseguiu transformar a escola portuguesa numa anedota".

Pedro Ivo Carvalho
JN

Sem comentários: