quarta-feira, outubro 11, 2006

A verdadeira reforma no ensino

Há dias atrás ficámos a saber que instituições universitárias estão a receber alunos que nem o 9ºano completaram. Basta que os alunos tenham mais de 23 anos, façam uma prova e uma entrevista de admissão, que em muitos casos é um mero pró-forma, e aí estão eles elevados à condição de estudantes universitários. Ainda dizem que isto não é um país de oportunidades!
Qualquer dia vamos ser confrontados com alunos nas escolas básicas dizendo-nos que não faz sentido andarem a estudar se, meia-dúzia de anos depois, podem aceder à universidade sem sequer completarem o 9º ano. A continuar-se por este caminho acresce mais um motivo para as taxas de abandono escolar aumentarem. Definitivamente este país está a tornar-se num verdadeiro case-study a nível europeu e mundial.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um país de oportunidades e, consequentemente, de oportunistas...

Pedro disse...

De facto, não se percebe... Em vez de se investir no ensino recorrente, entra-se na lógica do facilitismo para agradar ao meio universitário...

Eurydice disse...

O mais grave, é que, tal como ENTRARAM, acabarão por sair... licenciados?... Sim, decerto!... Competentes?... Improvável!