"Onde estão as melhores escolas do mundo? Claro! Está certo! Em… Portugal…
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico.
Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!
DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
1. Língua Portuguesa
2.História
3.Língua Estrangeira I — Inglês
4.Língua Estrangeira II — Francês
5.Matemática
6.Ciências Naturais
7.Físico-Químicas
8.Geografia
9.Educação Física
10.Educação Visual
11.Tapeçaria
12.Educação Visual e Tecnológica
13.Educação Moral R.C.
14.Estudo Acompanhado
15.Área Projecto
16.Formação Cívica
É ISSO – CONTARAM BEM – SÂO 16 (dezasseis)
Carga horária = 36 tempos lectivos
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal?
Somos demais, mesmo bons!
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI !!!!
A Escola integra ainda:
Alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso; alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso; alunos oriundos de outros países que, por vezes não falam um “cu” de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer “cu”; tem ainda o dever de criar outras estratégias para superar dificuldades dos alunos com:
Currículos Alternativos
Percursos Escolares Próprios
Percursos Curriculares Alternativos
Cursos de Educação e Formação
Para além destes não se pode esquecer dos outros alunos, sem atestados-médicos, mas que também têm enormes dificuldades de aprendizagem.
MAS AINDA HÁ MAIS…
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
Educação sexual
Prevenção rodoviária
Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares, etc.
Preservação do meio ambiente
Prevenção da toxicodependência
Etc, etc…
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico.
Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!
DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
1. Língua Portuguesa
2.História
3.Língua Estrangeira I — Inglês
4.Língua Estrangeira II — Francês
5.Matemática
6.Ciências Naturais
7.Físico-Químicas
8.Geografia
9.Educação Física
10.Educação Visual
11.Tapeçaria
12.Educação Visual e Tecnológica
13.Educação Moral R.C.
14.Estudo Acompanhado
15.Área Projecto
16.Formação Cívica
É ISSO – CONTARAM BEM – SÂO 16 (dezasseis)
Carga horária = 36 tempos lectivos
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal?
Somos demais, mesmo bons!
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI !!!!
A Escola integra ainda:
Alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso; alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso; alunos oriundos de outros países que, por vezes não falam um “cu” de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer “cu”; tem ainda o dever de criar outras estratégias para superar dificuldades dos alunos com:
Currículos Alternativos
Percursos Escolares Próprios
Percursos Curriculares Alternativos
Cursos de Educação e Formação
Para além destes não se pode esquecer dos outros alunos, sem atestados-médicos, mas que também têm enormes dificuldades de aprendizagem.
MAS AINDA HÁ MAIS…
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
Educação sexual
Prevenção rodoviária
Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares, etc.
Preservação do meio ambiente
Prevenção da toxicodependência
Etc, etc…
"Peço desculpa por interromper, mas… em Portugal são todos órfãos?" (possível interpelação do ministro da educação da Finlândia). Só se encontra mesmo um único defeito: os professores. Uma cambada de selvagens e incompetentes que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas (comparem com os alunos, vá, vá comparem!). Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos. Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam constantemente atentos e calados na sala de aula, etc, e depois, ainda ficam aborrecidos pelo facto dos alunos lhes faltarem ao respeito e lhes darem na cara! Olha que há cada uma!"
kaskaedeskaska.blogs.sapo.pt
1 comentário:
Verdade!Haja paciência.
Cumprimentos e força!
Enviar um comentário