segunda-feira, outubro 29, 2007

Maria de Lurdes igual a si própria

A ministra da Educação acusou hoje o CDS/PS de “prestar um mau serviço aos jovens” ao difundir a ideia de que é possível faltar e passar de ano. Segundo a ministra, esta afirmação é uma enorme falsidade uma vez que o novo estatuto, ao contrário do anterior, é muito mais exigente em matéria de assiduidade dos alunos. Ao dizer o que disse, Maria de Lurdes, ou está esquecida ou manifesta um profundo desconhecimento do que consagrava o anterior estatuto que, como todos nós sabemos, penalizava os alunos com uma retenção caso estes ultrapassassem o limite de faltas previstos na lei, algo que não se passa com o novo estatuto em que o aluno tem a possibilidade de transitar de ano caso fique aprovado numa prova de recuperação.
A propósito desta mentira descarada, apresento aqui um excelente comentário anónimo, via jornal “Público”, que vale a pena reproduzir:

“Pois se é a verdade, nua e crua! Está escrito preto no branco, no novo Estatuto do aluno: os alunos que até aqui reprovariam por excesso de faltas, já não reprovam, bastando para isso fazer uma "prova de recuperação" que nem sequer está explicado, o que acontece se o aluno também faltar a essa prova. Provavelmente fará uma "recuperação" da Recuperação. Lurdes Rodrigues, nos seus desvarios de incompetência, não queria é que ninguém levantasse ondas nem denunciasse publicamente a situação. E que quer ela dizer com "se o aluno falta, será chamado à atenção"? Alguma rábula do Director de Turma, do género "isso não se faz à Tia"? Sim, porque depois deste "mamarracho" aprovado, o DT pouco pode fazer se o aluno quiser mesmo andar na balda. Aliás a Sinistra, perdão, Ministra, mete os pés pelas mãos ao tentar explicar o inexplicável: as escolas vão ser dotadas de meios para intervir nas faltas? Acabar com a burocratização? Restituir autoridade aos professores? Quando praticamente se legaliza as faltas dos alunos, passando claramente a mensagem que se excederem o limite não faz mal, há sempre uma "prova de recuperação..."? Mas qual reforço do controle de faltas? Mas qual reforço da autoridade do Director de Turma? E ainda vem defender publicamente este disparate colossal, falando das responsabilidades dos "outros"? E o propalado "líder" das associações de Pais junta-se a ela no coro, ao defender também este atentado!!! Ele que se fartou de falar das faltas dos Professores agora defende a liberalização - porque é disto que se trata, não tenham dúvidas - das faltas dos alunos? Se calhar quer que os Professores vão à procura dos alunos pelos corredores pedir-lhes que venham à aula, não? Eis os resultados de maiorias absolutas: por muitas asneiras que se façam está-se sempre a salvo de perder o lugar. Pelo menos até às próximas Legislativas...”

1 comentário:

Anónimo disse...

Vejamos... sou aluna... não gosto nem tenho porhábito faltar... mas e se agora me desse na tola? Vou estudando e estou safa... RICO SERVIÇO SENHORA MINISTRA!