quarta-feira, outubro 03, 2007

Realidade vs Marketing

"Os discursos oficiais anunciavam um caminho capaz de tirar Portugal rapidamente dos últimos lugares no que respeita à qualidade do ensino.
As famílias que se preocupam com o futuro dos filhos já tinham razões para desconfiar de tão fabuloso marketing, porque a experiência de grande parte das escolas desmentia o optimismo oficial.
É também por causa da deficiente qualidade do ensino público que as melhores escolas privadas das grandes cidades têm listas de espera infindáveis. Muitas escolas públicas transformaram-se em simples depósitos de alunos, onde a preocupação dos professores é cumprir o programa, aprendam os alunos ou não.
No final do ano passam todos para evitar chatices e pressões por causa das más estatísticas. Assim chegam ao antigo ciclo preparatório alunos que praticamente não sabem ler, escrever ou contar. E concluem o Ensino Secundário jovens que não conseguem entender o sentido de um texto.
Há alunos sem professor, escolas sem condições e contentores transformados em salas de aula.
Não basta as boas intenções do Ministério para que a Educação seja um efectivo investimento no capital humano".

Armando Esteves Pereira
Director Adjunto
Correio da Manhã

1 comentário:

Anónimo disse...

Pobres professores, como andam desmotivados e infelizes!... Em nome do "sucesso", têm aberto mão da excelência, do rigor, do respeito e da autoridade.
As sucessivas políticas educativas têm conseguido destruir, paulatinamente, a dignidade da profissão e, por inferência, a da instituição. A deste governo foi a machadada final!
Quando a nova cultura da escola se reflectir em todas as outras instituições, Portugal viverá na mais perfeita anomia!
É difícil compreender como os batedores de investimento "farejam" esse aumento de qualificação de uma mão-de-obra barata e, mesmo assim, aconselham a deslocalização do capital para outras paragens. É que o aumento do desemprego não engana: perda de IDE!
As estatísticas, se bem analisadas, ainda revelam a realidade: as políticas deste governo, com as suas magníficas reformas, estão a arruinar Portugal.