terça-feira, fevereiro 26, 2008

Balanço dos "Prós e Contras" de ontem à noite

Num debate desigual, sózinha frente aos professores, a ministra acabou por reforçar a sua imagem aos olhos da opinião pública. Por uma vez, chegou a estar encostada às cordas, mas aí Fátima Campos Ferreira deu-lhe a mão, o que lhe permitiu recuperar a postura.
Os professores bem como os sindicatos estiveram num plano razoável, com especial destaque para a colega Fernanda Velez, mas o pouco tempo disponível e a complexidade das matérias em discussão obstam a que a mensagem para o exterior seja devidamente transmitida.
Na ressaca deste debate, fica uma sensação de frustração que é usual nestes confrontos televisivos. Cada vez mais penso que esta guerra contra as políticas educativas deste governo terá de ser ganha na rua. Será aí que nós temos de fazer valer a nossa força. Doutra forma não vamos lá.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa ficou clara: a Ministra está completamente a leste da realidade escolar. ão sabe como funciona uma escola, o que é leccionar nos dias de hoje ao ensino básico ou secundário e o custo da burocracia e do facilitismo no actual sistema educativo.

Anónimo disse...

A guerra dos professores nunca será ganha nas ruas...
Excelente programa (descontando os excessos da apresentadora), excelentes professores na mesa do contra...
É preciso nã esquecer que é nas próprias escolas que deve centrar-se o confronto - nos conselhos pedagógicos, nos de directores de turma, no raros conselhos de departamentos curriculares,nos conselhos de turma, enfim, em todas as reuniões que se fazem nas escolas (no ponto da ordem de trabalhos "outros assuntos", se assim for necessário), pois é nessas que os professores se agrupam e registam oficialmente as suas opiniões.
Se estivermos à espera dos nossos conselhos executivos... vã esperança... (como se viu no programa)...
É através destes blogs, sim (e também), que as opiniões se vão divulgando, que a força dos nossos argumentos se vai consolidando.
Parabéns! Obrigado por existirem estes blogs.
Não vale a pena mais, é necessário é que haja maior participação nos mesmos...
Continuemos a lutar assim, que, com esperança (como diz o Arsélio Martins), lá chegaremos!!!!!
Vá lá ainda nos resta a sala de aula só para nós (por enquanto)... para continuarmos a ensinar que o sentido crítico deve ser vigoroso e firme, para continuarmos (nem que à margem das absurdas leis) a orientar os alunos no sentido do bem!

ASHA disse...

Ontem, no CE duma escola, a propósito do programa prós e contras, numa conversa ouvida sem intenção de o fazer.. As personagens são a "belinhóbelix", o "Kocó temos que fazer porque sou lambe botas" e "Kacá boa já apanhei um tacho e nem sei como...":

- Ah! e ontem? aquilo não dignificou nada os professores. Deixaram ficar muito mal vista a classe dos professores.(belinhóbelix)
- E já reparaste k só são professores do norte? Isto é estranho.(Káca já apanhei um tacho e nem sei como...)
- Não havia lá ninguém dos conselhos executivos. Esses é que sabem bem porque estão no terreno.(Kocó temos que fazer porque sou lambe botas)

"Palavras para quê? São professores portugueses contaminados pelo vírus da partidarite, do dogmatismo e...,acima de tudo, da estupidez."

Infelizmento para todos aqueles que se recusam a fechar as portas do cérebro " Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar...
Realmente, já dizia Pessoa que a inconsciência é o caminho para a felicidade...

Qualquer semelhança entre este texto e a realidade não é mera coincidência!!!