quarta-feira, junho 18, 2008

Resultados das provas de aferição do 1º e 2º ciclos

"Os resultados das provas de aferição em Língua Portuguesa e Matemática, realizadas pelos alunos dos 4.º e 6.º anos, que foram hoje divulgados às escolas, revelam uma melhoria face a 2007, reflectindo a realização de mais trabalho, orientado para objectivos claros, mais recursos e mais tempo dedicado ao estudo.
Um dos principais pontos a destacar é o aumento do número de alunos com resultados positivos, assinalável sobretudo em Matemática, disciplina onde os resultados eram tradicionalmente mais problemáticos.

As melhorias registadas na disciplina de Matemática, iniciadas no secundário em 2007 e no básico este ano lectivo, provam que o insucesso escolar não é uma fatalidade - é um problema, para o qual devem ser encontradas soluções adequadas.

Na base desta melhoria está mais trabalho reflectido e orientado para objectivos claros, mais recursos e mais tempo dedicado ao estudo.

Saliente-se, a propósito, no caso do básico, a importância da realização de provas de aferição universais, com resultados devolvidos às escolas e às famílias.

Esta devolução proporciona um conhecimento concreto do nível atingido pelos alunos e respectivas turmas, permitindo aos professores a identificação dos aspectos a melhorar.

Recorde-se que, em Outubro de 2007, foram, pela primeira vez, entregues às escolas os resultados individualizados dos alunos e das turmas, o que permitiu aos professores identificar as dificuldades e desenhar estratégias para a recuperação dos resultados.

Este imprescindível trabalho continuado e persistente, desenvolvido em várias frentes, envolvendo o Ministério da Educação, as escolas, os professores, os alunos e as famílias, tem sido feito desde 2005 e deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar.

De várias medidas que contribuíram para os presentes resultados, mencionem-se, a título de exemplo:

A formação contínua, em Português e em Matemática, de milhares de professores do primeiro ciclo;

O Plano de Acção para a Matemática, concretizado em todos os agrupamentos de escolas;

O Plano Nacional de Leitura, que apetrechou e dinamizou as bibliotecas escolares de todos os agrupamentos;

A definição de orientações sobre os tempos de trabalho com os alunos do 1.º ciclo em leitura e em Matemática;

O reforço do Estudo Acompanhado, para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos;

A disponibilização de um banco de mais de 3000 itens de Matemática;

A elaboração de brochuras de apoio científico e pedagógico, para os níveis do pré-escolar, dos 1.º e 2.º ciclos, em Matemática e em Língua Portuguesa.

1.º ciclo

Os resultados das provas de aferição do 1.º ciclo revelam que cerca de 90 por cento dos alunos do 4.º ano realizaram provas com sucesso, atingindo níveis de desempenho positivos, tanto em Matemática como em Língua Portuguesa.

Salienta-se uma recuperação significativa a Matemática, onde a percentagem de alunos com desempenho positivo passa de 81 por cento para 91 por cento.

O nível de Muito Bom é alcançado em Matemática por cerca de 15 por cento dos alunos, e, em Língua Portuguesa, por 6 por cento. Comparativamente, a percentagem de alunos com níveis de desempenho claramente insuficientes é muito residual (inferior a 1 por cento).

Adiante-se que as provas de Matemática e Língua Portuguesa, em 2008, são equivalentes em complexidade e dimensão às de 2007.

Enquanto a melhoria dos resultados se regista, sobretudo, nas componentes relativas ao conhecimento explícito da língua, as maiores dificuldades surgem na compreensão de textos informativos e poéticos, mais do que de textos narrativos.

Para mais informações, consultar os resultados das provas de aferição do 4.º ano [PDF]

2.º ciclo

Já no 2.º ciclo, os resultados indicam que os níveis de desempenho positivo nas provas de aferição foram atingidos por 90 por cento dos alunos em Língua Portuguesa e por 82 por cento em Matemática.

Isto aponta para uma recuperação significativa a Matemática, onde a percentagem total de alunos com desempenhos positivos passa de 59 por cento para 82 por cento.

Tal como no 1.º ciclo, também neste é muito residual a percentagem de alunos com níveis de desempenho claramente insuficientes, tanto em Língua Portuguesa como em Matemática.

Por fim, as provas de Matemática e Língua Portuguesa, em 2008, são equivalentes em complexidade e dimensão, às de 2007

Para mais informações, consultar os resultados das provas de aferição do 6.º ano [PDF]"

Nota- Em nenhum momento do documento se enaltece o contributo dos professores para esta melhoria dos resultados. Para o Ministério da Educação a explicação é só uma: se há resultados positivos, estes devem-se quase em exclusivo às políticas educativas por si implementadas. Quem está no terreno com certeza que tem outra leitura: o facilitismo das provas é que permitiu estes resultados; tudo o mais que se disser é propaganda política destinada a iludir o povinho.

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