segunda-feira, setembro 29, 2008

Enfiar cerca de 50 crianças numa sala

"Nestes dias de Setembro, muito se fala de “oferta” de livros e de computadores ao ensino básico, de contribuições de €25,00, de contribuições de resmas de papel e de papel higiénico (?!), mas também se devia falar no que se passa depois das actividades lectivas do dia terminarem...
O que aqui vou contar passa-se numa escola do ensino básico (1º ciclo) da cidade da Maia. Nesta escola ?funciona? o chamado período de ?prolongamento?, que não é mais do que um período em que as crianças ficam na escola à espera que os pais ou encarregados de educação os possam ir buscar (este período é pago, à Associação de Pais, que contrata funcionárias para zelarem pelo bem estar das crianças).
Até aqui, tudo bem. Deviam funcionar todas assim.
Mas, e quando a falta de visão dos responsáveis (e não os donos) pela escola ultrapassa os limites do razoável e se enfiam cerca de 50 crianças, com idades entre os 3 e os 10 anos, numa sala (existem mais duas salas pelo menos, e novas!!!) e não se lhes dá “liberdade” para criar, brincar ou até estudar... (as crianças da pré-escola são “autorizadas” a ver televisão até alguém as ir buscar).
Algumas crianças esperam até às 19:00h, sendo que nesta escola as actividades terminam às 17:30h.
É assim que se educam os nossos filhos, a ver televisão... Talvez se devesse oferecer bom senso aos adultos...
É este o País que estamos a criar...
Disseram-me que este problema seria resolvido. Espero que sim!"

Maria Fernandes
JN

Sem comentários: