terça-feira, setembro 02, 2008

O "annus horribilis" dos professores

O “annus horribilis” está prestes a iniciar-se. Se o anterior ano lectivo já foi tenebroso para os professores, este promete ser ainda pior: aumento do trabalho burocrático com a consequente desvalorização do acto de ensinar; novo processo de avaliação de desempenho que irá criar um clima de terror em muitas escolas, onde existirão muitos avaliadores sem preparação para avaliar, onde a prepotência muitas vezes se irá sobrepor ao bom senso, onde a bajulação não terá limites, onde os “yes man” farão escola. A acrescer a tudo isto e como “motivação extra” para o seu trabalho, dois terços dos professores estarão impossibilitados de aceder ao topo da carreira, ficando fortemente penalizados em termos salariais. Saber que no final da carreira auferirão um salário de 280 contos, ordenado que nenhum licenciado de outra profissão algum dia sonhará receber, é algo de “profundamente motivador” para se exercer tão exigente profissão. Se conhecerem alguma profissão tão desconsiderada e desprezada como esta avisem que eu de facto não consigo descortinar nenhuma.

2 comentários:

Teste Sniqper disse...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

Unknown disse...

Bom dia, bem brasileiro!
Ouso ocupar este espaço para uma solicitação:
- sou coordenadora de escola aqui no Brasil
- meus alunos de 6° ano(10/11anos) desejam estabelecer correspondência (via carta, selo e correio) com colegas alunos aí de Portugal.

Como posso conseguir o endereço de uma escola que deseje integrar-se a este projeto, para discussão na reforma ortográfica nos nossos países?

Conto com sua ajuda!
E, parabéns pelas publicações. Eu as leio quase que diariamente!

Abraços
Linda Maria
Colégio COCBauru