sábado, setembro 13, 2008

A Farsa da Educação

"Nesta semana, os alunos voltaram às aulas, e a farsa regressou ao Ministério da Educação. José Sócrates e Lurdes Rodrigues prosseguem, alegremente, a sua campanha de destruição da escola pública. Arma do crime? As estatísticas fabricadas pelo facilitismo que o ME impõe aos professores. No último ano, verificou-se uma melhoria nos resultados escolares porque os professores receberam instruções para não "reter" os alunos. Esta farsa estatística revela a imoralidade que se instalou na Av. 5 de Outubro: o ME privilegia a aparência das estatísticas em detrimento da efectiva preparação dos jovens portugueses. Para fazer boa figura nas tabelas da OCDE, o ME "ilegalizou" o trabalho e o mérito nas escolas.
De forma cirúrgica, Bárbara Wong ("Público") recolheu depoimentos de dezenas de professores. E o panorama é claro: os professores sentem-se como marionetas do ministério. De facto, os nossos professores estão nas escolas não para ensinar as crianças, mas sim para preencher fichas que alimentam a gula burocrática dos pedagogos do ME. Ora, os professores, em parceria com os pais, têm de lutar contra este centralismo ministerial. As escolas precisam de autonomia. É urgente perceber que Escola Pública não significa necessariamente Ensino Centralizado.
O conselho directivo de cada escola deveria ser responsável pela contratação dos seus professores (autonomia burocrática) e pelo desenvolvimento do seu projecto educativo (autonomia pedagógica). Ou seja, as escolas secundárias de Famalicão e de Odivelas deveriam ser instituições com alma própria, e não meros tentáculos da Av. 5 de Outubro. Neste sentido, convém desfazer outra falácia que envenena o debate: os bons resultados das escolas privadas não resultam do seu carácter "privado", mas sim da sua orgânica "autónoma". Com a autonomia que aqui defendo, uma escola pública pode ser tão boa como uma escola privada. O cerne da questão não está no proprietário da escola (Estado ou privados), mas no modelo organizativo. No modelo vigente, o rpofessor serve uma burocracia central viciada nas estatísticas para inglês ver. Se portugal adoptasse o modelo descentralizado, o professor passaria a servir a comunidade onde está inserido.
O ME tem de perder influência na vida das escolas. No futuro, um bom ministro da educação será aquele que retirar poder ao seu próprio ministério".

Henrique Raposo
Expresso

Sem comentários: