quinta-feira, julho 10, 2008

Algo nunca visto

Ao examinar na minha escola as pautas dos exames nacionais do Secundário, fiquei absolutamente deliciado com as classificações a Matemática. Fiquei eu e ficaram os alunos, como é óbvio. Os miúdos nem queriam acreditar no que lhes estava a acontecer já que, em momento algum, pensaram que lhes calhasse em sorte um exame tão fácil. Em consequência deste facilitismo criado pelo Ministério da Educação, os 20s e 19s foram mais que muitos e geraram um clima de grande satisfação entre alunos e encarregados de educação, pois não é todos os dias que se consegue um feito destes, numa disciplina que por norma apresenta os piores resultados em exames nacionais. Muitos mostraram-se arrependidos de não terem anulado a matrícula na disciplina já que a nota do exame foi, na maioria dos casos, bem superior à nota da frequência (não me admiraria que no próximo ano, alguns dos melhores alunos venham a usar este expediente para assim poderem ter uma média final mais elevada). Mas não se pense que foram apenas os melhores alunos a terem motivos de satisfação: muitos dos que há anos tentavam, em vão, fazer a disciplina, não perderam esta oportunidade caída dos céus e finalmente conseguiram chegar à positiva. Quem diria que algum dia iríamos viver uma situação destas a Matemática?! E tudo isto graças à boa vontade da ministra e à sua obsessão pelas estatísticas.

Sem comentários: