sexta-feira, julho 11, 2008

Negativas na prova de Matemática do 9º ano caem quase 40 por cento num ano

Depois do sucesso no exame nacional de Matemática do 12.º ano, com a média nacional dos alunos internos a disparar para os 14 valores (em 20), agora foram os alunos do 9.º que revelaram uma melhoria muito significativa em relação à prova de 2007. A percentagem de negativas caiu de 72,8 por cento para 44,9 por cento, o que significa que há menos 38,3 por cento de notas negativas face à prova de 2007.
Para o Ministério estes resultados devem-se: ao esforço de professores e alunos e aos instrumentos de apoio (leia-se Plano de Acção para a Matemática). Curiosamente este mesmo programa não havia dado resultados o ano passado, tendo-se verificado inclusive os piores resultados de sempre em que quase três em cada quatro alunos havia reprovado na disciplina.
Para a Sociedade de Professores de Matemática bem como a Associação de Professores de Matemática a razão principal para estes resultados reside na facilidade da prova.
O ministério bem queria que os portugueses exultassem com esta performance, mas estes já perceberam que tudo isto foi uma fraude revoltante com o mero objectivo de melhorar as estatísticas. A certificação em massa está em marcha em Portugal. Teremos um país mais analfabeto mas "escolarizado". Perfeito.

Sem comentários: