"Um responsável do SINDEP revelou ao DN, ilustrando o modelo de avaliação da ministra Lurdes Rodrigues, o caso concreto de uma professora com 9 turmas e 193 alunos que vai ter que introduzir manualmente no computador 17 377 registos e fazer 1456 fotocópias, além de participar em algo como 91 reuniões. Contas feitas, a 1 minuto por registo, e visto que a professora é um Usain Bolt informático, e não dorme nem come, nem se coça, nem se assoa, inteiramente entregue à avaliação, são 290 horas, isto é, 12 dias (noites incluídas).
Já 1456 fotocópias a 1 minuto cada (tirar o papel do monte, pô-lo na bandeja da fotocopiadora topo de gama da escola, esperar que saia fotocopiado e colocá-lo noutro monte), levam-lhe mais um 1 dia (noite incluída). E 91 reuniões, também de 1 minuto, mais 91 escassos minutos. Ao todo, a professora fará a coisa em pouco mais de 13 dias (noites incluídas). Qual "pesadelo burocrático" qual quê! No fim ainda lhe sobrarão, se alguém a conseguir trazer do cemitério ou do manicómio, 152 dias para dar aulas, aprovar os 193 alunos e contribuir para as estatísticas da ministra".
Manuel António Pina, JN
2 comentários:
Apelo a que a Marcha se faça em completo silêncio e sem a panóplia de símbolos dos sindicatos nem movimentos independentes e o maior número de colegas trajados de negro . A força do silêncio e do luto será a expressão máxima dos Professores neste sábado. Se afirmarmos nesse dia como A Manifestação do Silêncio e do Luto, os Portugueses verificarão que, o que nos move, é a dignidade e honra pessoal e profissional que queremos reconquistar.
Todos os ganhos contam!
Cheguei de uma RGP do agrupamento de escolas a que pertenço, Cacia- Aveiro. Dissemos Não a este processo de avaliação, num texto simples e objectivo. Segue amanhã para as entidades.
Respirou-se de alívio!
Enviar um comentário