terça-feira, abril 15, 2008

Mentira

Ouvir Mário Nogueira dizer que a esmagadora maioria dos professores aprova a ratificação do entendimento com o Ministério relativo à avaliação do desempenho, choca-me profundamente. E choca-me, porque o sindicalista está a mentir quando faz tal declaração. A verdade do que aconteceu hoje nas escolas deste país, é que só uma pequena percentagem de professores esteve presente nos plenários, o que desde logo retira validade àquilo que foi decidido. Além disso, apesar da dificuldade em fazer um balanço do que foi aprovado nas escolas, fica a ideia de que houve uma divisão repartida entre aquelas que aprovaram e as que rejeitaram o entendimento. Ora perante estes números, Mário Nogueira não tem o direito de afirmar que a Plataforma Sindical tem legitimidade para assinar o acordo com o Ministério, pois estamos longe de saber se essa é efectivamente a vontade da maioria dos professores. Há quem diga que os sindicalistas têm particular interesse em que este acordo seja assinado por razões que se prendem com as regras especiais de acesso à categoria de professor titular para os professores que estão destacados nos sindicatos. Será? A dúvida não deixa de ser pertinente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só uma pequena percentagem de professores esteve presente nas reuniões do dia D! Mas, alguém os im pediu? não estiveram porquê? se estivessem interessados em participar e votar contra deviam ter estado presentes. Agora, respeitem as decisões tomadas.
Em relação às regras especiais de acesso à categoria de professor titular para os sindicalistas, não vejo isso escrito em lado algum. Foi realmente uma proposta da ministra mas que os sindicatos recusaram.
Quem diz mentiras? talvez aqueles que querem dividir ainda mais a classe. Querem criar outro sindicato? então sejam honestos e digam-no. Não andem a dividir os professores espalhando boatos e criticando por criticar. Construir algo dá muito trabalhar, mas destruir não custa nada.
Força plataforma.