Então e "Área de Projecto", não funciona porquê? Todos nós sabemos que hoje em dia as crianças têm muito mais capacidade que nós. Há que pôr estas cabeças, que estão cheias de tudo e de nada e tanto têm para dar, a criar, a inventar e acima de tudo a pensar. Para isso têm que ser estimulados pelos professores. Por professores que apesar, de muitas vezes estarem tristes, sabem que não a devem projectar nos alunos. Que apesar de estarem tristes puxam por eles e ajudam-nos a crescer, a serem adultos responsáveis. Para que o amanhã seja, para todos nós, mais risonho.
A área de projecto não funciona porque: - as salas não estão equipadas com os materiais necessários; - ir para a biblioteca para fazer pesquisa é uma autêntica aventura, pois concentram-se lá mais duas ou três turmas (que podem estar também em AP ou a fazer pesquisa para outras disciplinas)tornando o espaço irrespirável em todos os aspectos; - dizer aos meninos que devem trazer de casa os materiais é o mesmo que estar a falar para as paredes, pois poucos os trazem, tornando impossível que a AP decorra com normalidade; - é o(a) professor(a) que acaba por ter de levar para a aula os materiais, livros enciclopédias, dicionários, revistas, jornais, fotocópias, computador, projector etc. (do seu próprio bolso); Ainda continuo à espera dos tão falados quadros interactivos e projectores que foram prometidos para as escolas. - nem sempre há computadores disponíveis para a realização de pesquisa ou concretização de projectos; - Como é que é possível um só professor (3º Ciclo) acompanhar diferentes projectos em turmas de 28 alunos? Muitos alunos desenvolvem os seus projectos dentro da sala de aula e depois há uns tantos que dizem que têm que fazer pesquisa para a biblioteca, outros que têm de tirar fotos/gravar no exterior. O professor opta por ficar com os que estão na sala de aula? O professor opta ir para a biblioteca com os restantes? Ou opta ir para o exterior? O professor opta pela primeira opção e os restantes alunos aproveitam para andar pela escola a fazer disparates (não há auxiliares suficientes); O professor opta por ir com os segundos para a biblioteca e os que ficam na sala de aula decidem agredir-se, sujar a sala, fazer o maior número de asneiras possível. O estudo acompanhado iria resultar se fosse apenas para os alunos que quisessem ter essa ajuda. Enquanto for obrigatório estarem lá 28 alunos, dos quais 20 não querem estudar ou fazer TPC ou seja o que for, então nunca irá funcionar.
Se as crianças pudessem optar entre brincar ou ir para as aulas, obviamente que optariam pela primeira opção. Se nós pudessemos optar entre ficar em casa a brincar com eles ou ir trabalhar, obviamente que optaríamos também pela primeira opção. Mas, mas neste mundo, nesta sociedade dita organizada tem que haver regras, senão ficavamos todos perdidos e assustados. Haja boa vontade para trabalharmos quando temos de trabalhar, para brincar quando também precisamos de brincar com os nossos filhos e para o descanso merecido. A organização e o planeamento tem de fazer parte da vida de toda a gente incluindo as crianças.
Fica um pouco a ideia que o professor está perdido no meio do oceano, não se percebe muito bem se quer ser salvo ou se quer continuar lá! Enquanto isso os seus alunos fazem gazeta!! Uma gazeta que os pode prejudicar imenso no futuro.
7 comentários:
Só não percebi porque há-de desaparecer a disciplina de "Estudo Acompanhado"!! Deve ser para os professores darem explicações em casa!!
A pagar, claro!!!! Então esqueceram-se dos mais carenciados!!!
Então e "Área de Projecto", não funciona porquê?
Todos nós sabemos que hoje em dia as crianças têm muito mais capacidade que nós. Há que pôr estas cabeças, que estão cheias de tudo e de nada e tanto têm para dar, a criar, a inventar e acima de tudo a pensar. Para isso têm que ser estimulados pelos professores. Por professores que apesar, de muitas vezes estarem tristes, sabem que não a devem projectar nos alunos. Que apesar de estarem tristes puxam por eles e ajudam-nos a crescer, a serem adultos responsáveis. Para que o amanhã seja, para todos nós, mais risonho.
A área de projecto não funciona porque:
- as salas não estão equipadas com os materiais necessários;
- ir para a biblioteca para fazer pesquisa é uma autêntica aventura, pois concentram-se lá mais duas ou três turmas (que podem estar também em AP ou a fazer pesquisa para outras disciplinas)tornando o espaço irrespirável em todos os aspectos;
- dizer aos meninos que devem trazer de casa os materiais é o mesmo que estar a falar para as paredes, pois poucos os trazem, tornando impossível que a AP decorra com normalidade;
- é o(a) professor(a) que acaba por ter de levar para a aula os materiais, livros enciclopédias, dicionários, revistas, jornais, fotocópias, computador, projector etc. (do seu próprio bolso); Ainda continuo à espera dos tão falados quadros interactivos e projectores que foram prometidos para as escolas.
- nem sempre há computadores disponíveis para a realização de pesquisa ou concretização de projectos;
- Como é que é possível um só professor (3º Ciclo) acompanhar diferentes projectos em turmas de 28 alunos? Muitos alunos desenvolvem os seus projectos dentro da sala de aula e depois há uns tantos que dizem que têm que fazer pesquisa para a biblioteca, outros que têm de tirar fotos/gravar no exterior. O professor opta por ficar com os que estão na sala de aula? O professor opta ir para a biblioteca com os restantes? Ou opta ir para o exterior? O professor opta pela primeira opção e os restantes alunos aproveitam para andar pela escola a fazer disparates (não há auxiliares suficientes); O professor opta por ir com os segundos para a biblioteca e os que ficam na sala de aula decidem agredir-se, sujar a sala, fazer o maior número de asneiras possível.
O estudo acompanhado iria resultar se fosse apenas para os alunos que quisessem ter essa ajuda. Enquanto for obrigatório estarem lá 28 alunos, dos quais 20 não querem estudar ou fazer TPC ou seja o que for, então nunca irá funcionar.
Se as crianças pudessem optar entre brincar ou ir para as aulas, obviamente que optariam pela primeira opção. Se nós pudessemos optar entre ficar em casa a brincar com eles ou ir trabalhar, obviamente que optaríamos também pela primeira opção.
Mas, mas neste mundo, nesta sociedade dita organizada tem que haver regras, senão ficavamos todos perdidos e assustados.
Haja boa vontade para trabalharmos quando temos de trabalhar, para brincar quando também precisamos de brincar com os nossos filhos e para o descanso merecido. A organização e o planeamento tem de fazer parte da vida de toda a gente incluindo as crianças.
Talvez se dentro da sala de aula professores e alunos se orientassem todos numa única direcção, ao invés de várias, talvez não fosse má ideia.
Enc. de educ.
Fica um pouco a ideia que o professor está perdido no meio do oceano, não se percebe muito bem se quer ser salvo ou se quer continuar lá! Enquanto isso os seus alunos fazem gazeta!! Uma gazeta que os pode prejudicar imenso no futuro.
Enviar um comentário